sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Crescer = cinema, sexo e jazz


aí acontece.
você acorda um dia, se olha no espelho, percebe.
crescer = cinema, sexo e jazz.
é, a gente cresce.
crescer é finalmente compreender uma verdade fundamental da vida: não, seus peitos não vão crescer mais que isso. mas é também perceber que nem importa mais.
crescer é aceitar que certas coisas em você, internas e externas, não podem ser mudadas. mas isso não te impede de continuar a ter crises de tpm por isso.
crescer é se tocar que teu pai não é bem aqueeele super-homem que você sempre acreditou que ele fosse. ele tem defeitos. é, ele é um homem. mas daí você também se toca que o ama do mesmo jeito, e até mais, porque ele também te ama, convivendo com seus defeitos há anos.
crescer é começar a ponderar que talvez, talvez, as coisas que sua mãe te grita devam ser encaradas como conselhos, não ordens. e que talvez ela não queira só castrar sua liberdade, talvez seja o jeito torto dela de cuidar de você.
crescer é ficar meio down num dia de tarde, porque percebeu que seus amigos de infância, afinal, talvez não sejam seus amigos pra sempre. deveria haver uma lei contra isso, mas as coisas mudam, as pessoas mudam, a terra gira. mas parte da sua tristeza é por saber que você mudou no ponto de vista deles, tanto quanto eles mudaram no seu.
crescer é admitir: "é, realmente, eu tenho responsabilidades".
claro que isso não significa admitir que você se importará com isso mais do que se importava antes.crescer é sentir na pele aquela frase insuportável que você passou a vida toda ouvindo: "seus atos têm consequências!".
é, realmente, eles têm. mas crescer é de repente descobrir que você não tem medo dessas tais "consequências". que venham, você estará esperando, de braços abertos e sem tremer a voz.
crescer é fingir que sabemos de tudo que precisamos pra viver. mas ainda bem que têm pessoas que percebem que é só fingimento, porque aí elas ficam por perto pra ajudar quando algo der errado. claro que a gente também finge que nem reparou que precisou de ajuda.
crescer é ter certeza de que ninguém no mundo tem nada de interessante pra dizer, ou pra acrescentar à você. mas mesmo assim, lá no fundo, continuamos esperando ansiosos por alguém que nos surpreenda.
crescer é entender que ponto G e orgasmo com penetração não são só mentiras de revistas femininas, mas que você precisa encontrar o carinha certo.
crescer é saber que o carinha certo é mais difícil de encontrar do que você esperava com 13 anos, mas que quando for Ele, não haverá a mínima sombra de dúvida. é instantâneo.
crescer é perceber que sexo não era aquilo que você fazia antes. sexo é quando você sente tesão pela mente do outro, pela alma do outro. aí então, os corpos podem se entender. (crescer é descobrir que a maioria dos clichês é mesmo verdade.)
crescer é reiterar seu conceito de que casamento e fidelidade são conceitos falidos de uma sociedade-católica-cristã-burguesa-capitalista-elitista. mas, pra seu total horror, "casar" não parece mais uma palavra tão feia assim, não quando você olha nos olhos dele. crescer é querer com todas as forças sair de casa! aí não querer mais. aí querer. aí não querer mais. aí, querer... aí não querer... aí ...
crescer é continuar não tendo a mínima idéia do que porra fazer da vida, mas pelo menos agora você pode ser arrogante e adquirir um ar blasé sobre isso, afinal, você cresceu.
crescer é ver que coisas feias como ódio, inveja, raiva, mesquinharia, egoísmo, não te fazem crescer espiritualmente e são ruins. mas, e daí??
crescer é poder legalmente frequentar um motel. finalmente! ah, mas peraí. você ainda não tem um carro.
crescer é continuar a querer encher a cara que nem bukowski. ou cheirar que nem chet baker. ou fumar maconha que nem bob marley. mas aí você percebe que seus motivos pra fazer isso já mudaram muito.
crescer é saber que são jorge não é vinho. que vinho bom é, hum... bom. mas você continua só tendo 3 reais no bolso.
crescer é gostar de cinema de verdade. (não, cinema de verdade não está em cartaz no cinema. pelo menos não frequentemente.).
crescer é achar que você só vai fazer o que quer. mas você já achava isso antes.crescer é legal; até você perceber que não cresceu nada. (talvez sua bunda sim. merda.)
crescer é descobrir cataclismicamente que um solo de sax é tão empolgante quanto um solo de guitarra.

Nenhum comentário: